No
início do século XX, apesar da presença de imigrantes alemães e suíços de
origem protestante, e do valoroso trabalho de missionários de igrejas
evangélicas tradicionais; nosso país era, em sua maioria, católico.
A
origem das Assembléias de Deus no Brasil está no fogo do reavivamento que
varreu o mundo por volta de 1900, início do século XX, especialmente na América
do Norte.
Os
participantes desse reavivamento ficaram cheios do Espírito Santo da mesma
forma que os discípulos e os seguidores de Jesus durante a Festa Judaica do
Pentecoste, no início da Igreja Primitiva (Atos 2). Assim foram chamados de
"pentecostais".
Exatamente
como os crentes que estavam no Cenáculo, os precursores do reavivamento, do
século XX, falaram em línguas quando receberam o batismo no Espírito Santo.
Outras manifestações sobrenaturais tais como profecia, interpretação de
línguas, conversões e curas também aconteceram (At 2).
Quando
Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a Belém do Pará, em 19 de novembro de
1910, ninguém poderia imaginar que aqueles dois jovens suecos estavam para
iniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e até
social do Brasil por meio da pregação de Jesus Cristo como o único e suficiente
Salvador da Humanidade e a atualidade do Batismo no Espírito Santo e dos dons
espirituais.
As
igrejas existentes na época – Batista de Belém, Presbiteriana, Anglicana e
Metodista, ficaram bastante incomodadas com a nova doutrina dos missionários,
principalmente por causa de alguns irmãos que se mostravam abertos ao ensino
pentecostal. A irmã Celina de Albuquerque, na madrugada do dia 18 de junho de
1911, foi a primeira crente a receber o batismo no Espírito Santo, o que não
demorou a ocorrer também com outros irmãos. O clima ficou tenso naquela
comunidade, pois um número cada vez maior de membros curiosos visitava a
residência de Berg e Vingren, onde realizavam reuniões de oração. Resultado:
eles e mais dezenove irmãos acabaram sendo expulsos da Igreja Batista.
Convictos e resolvidos a organizar-se fundaram a Missão de Fé Apostólica, em 18
de junho de 1911, que mais tarde, em 1918, ficou conhecida como Assembléia de
Deus.
Em
poucas décadas, a Assembléia de Deus, a partir de Belém do Pará, onde nasceu,
começou a penetrar em todas as vilas e cidades até alcançar os grandes centros
urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Em
virtude de seu fenomenal crescimento, os pentecostais começaram a fazer
diferença no cenário religioso brasileiro. De repente, o clero católico
despertou para uma possibilidade jamais imaginada: o Brasil poderia vir a
tornar-se, no futuro, uma nação protestante.
A
Assembléia de Deus é uma comunidade protestante, segundo os princípios da
Reformada Protestante pregada por Martinho Lutero, no século 16, contra a
Igreja Católica. Cremos que qualquer pessoa pode se dirigir diretamente a Deus
baseada na morte de Jesus, na cruz. Este é um relacionamento pessoal e
significativo com Jesus. Embora sejamos menos formais em nossa adoração a Deus
do que muitas denominações protestantes, a Assembléia de Deus se identifica com
eles na fundamentação bíblica-doutrinária, com exceção da doutrina pentecostal
(Hebreus 4.14-16; 6.20; Efésios 2.18).
A
Assembléia de Deus é uma igreja evangélica pentecostal que prima pela ortodoxia
doutrinária. Tendo a Bíblia como a sua única regra de fé e prática, acha-se
comprometida com a evangelização do Brasil e no mundo, conformando-se
plenamente com as reivindicações da Grande Comissão.
A
doutrina que distingue as Assembléias de Deus de outras igrejas; diz respeito
ao batismo no Espírito Santo. As Assembléias de Deus crêem que o batismo no
Espírito Santo concede aos crentes vários benefícios como estão registrados no
Novo Testamento. Estes incluem poder para testemunhar e servir aos outros; uma
dedicação à obra de Deus; um amor mais intenso por Cristo, sua Palavra, e pelos
perdidos; e o recebimento de dons espirituais (Atos 1.4,8; 8.15-17).
As
Assembléias de Deus crêem que quando o Espírito Santo é derramado, ele enche o
crente e fala em línguas estranhas como aconteceu com os 120 crentes no
Cenáculo, no Dia de Pentecoste. Embora esta convicção pentecostal seja
distintiva, a Assembléia de Deus não a tem como mais importante do que as
outras doutrinas (Atos 2.4).
O seu
Credo de Fé realça a salvação pela fé no sacrifício vicário de Cristo, a
atualidade do batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais e a bendita
esperança na segunda vinda do Senhor Jesus. Consciente de sua missão, a
Assembléia de Deus não prevalece do fato de ter, segundo algumas estatísticas,
em torno de oito milhões de membros. Apesar de sua força e penetração social,
optou por agir profética e sacerdotalmente. Se por um lado, protesta contra as
iniqüidades sociais, por outro, não pode descurar de suas responsabilidades
intercessórias.
"A
Organização da Assembléia de Deus; Com um número reduzido de membros estavam
lançadas as bases do Movimento e as raízes se estenderiam por todo o solo
brasileiro com a denominação de Assembléia de Deus. Na mesma noite da expulsão,
ao chegarem a casa da irmã Celina, os irmãos resolveram passar a se congregar
alí, o que normalmente foi feito pelo espaço de mais ou menos três meses, com
cultos dirigidos pelo missionário Vingren e pelo irmão Plácido. Daniel Berg
pouco falava por ainda estar atrasado no aprendizado da língua.
Disso
tudo surgiu a necessidade de que o trabalho fosse organizado como igreja, o que
se deu a 18 de junho de 1911, quando por deliberação unânime, foi fundada a
Assembléia de Deus no Brasil, tendo em Daniel Berg e Gunnar Vingren os primeiros
orientadores.
O
termo Assembléia de Deus dado a denominação não tem uma origem definida entre
nós. entretanto, sugere-se estar ligado as Igrejas que na América do Norte
professam a mesma doutrina e recebem a designação de Assembléia de Deus ou
Igreja Pentecostal. Sobre a questão é aceitável o seguinte testemunho do irmão
Manoel Rodrigues. "Estou perfeitamente lembrado da primeira vez que se
tocou neste assunto. Tínhamos saído de um culto na Vila Coroa. Estávamos na
parada do bonde Bernal do Couto, canto com a Santa Casa de Misericórdia. O
irmão Vingrem perguntou-nos que nome deveria dar-se a Igreja, explicando que na
América do Norte usavam o termo Assembléia de Deus ou Igreja Pentecostal. Todos
os presentes concordaram em que deveria ser Assembléia de Deus. Em 11 de
Janeiro de 1968 a
denominação foi registrada oficialmente como pessoa jurídica com o nome de
Assembléia de Deus.
Desde
sua fundação esta Igreja teve os seguintes pastores: I - Gunnar Vingren - 1911 – 1924 - Organizada, a igreja aclamou seu
primeiro pastor na pessoa de Gunnar Vingren que permaneceu até 1924, quando
transferiu-se para o Rio de Janeiro. então capital do Brasil. Como auxiliar
direto, Daniel Berg ocupava-se da evangelização. Este servo de Deus evangelizou
Belém de casa em casa.Também na antiga Estrada de Ferro de Bragança fez o mesmo
trabalho. Quase 300 Km
de Belém a Bragança e ele fez a pé esta grande caminhada, levando a preciosa
semente de casa em casa, em todas as cidades vilas, povoados e aglomerados,
além das casas isoladas. Onde quer tivesse um morador, Daniel Berg deixou uma
palavra de salvação e uma porção bíblica - QUEM
ESTÁ DISPOSTO A FAZER ISTO HOJE?
Também
levou a mensagem inflamada do pentecostes a região das ilhas estabelecendo
igrejas em vários locais do Marajó. Outros auxiliares foram Adriano Nobre,
Bruno Skolimowisk (O PRIMEIRO ESTRANGEIRO A SER CONSAGRADO PASTOR) Samuel
Nystron, Nels Nelson, Almeida Sobrinho (primeiro editor pentecostal) que editou
dois números de A VOZ DA VERDADE.
Cada
crente era um missionário. Novos convertidos transformavam-se em embaixadores
do Rei. Gunnar Vingren os instruía e incentivava que levassem a Mensagem
Poderosa. Já em 1913 havia obreiros vocacionados, surgindo os primeiros
pastores nas pessoas de Absalão Piano e Izidoro Filho, Cristiano Melo (1915),
Adriano Nobre e tantos outros. Ainda em 1913 o irmão José de Matos foi levar a
mensagem pentecostal à Portugal, tornando-se o primeiro missionário do Brasil
no exterior."
CRONOLOGIA DA ESCOLA DOMINICALNo Mundo, no Brasil e nas Assembléias de Deus
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