RADIO GOSPEL NET

sábado, 22 de maio de 2010

Os dons Espirituais parte 1


OS DONS ESPIRITUAIS (Parte 1)

Textual: “Ora há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo”. (I Co 12:4)


Leitura Oficial: I Co 12:1-11

“Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
Portanto vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
Ora há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas: e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer”.


INTRODUÇÃO AO COMENTÁRIO

O Apóstolo Paulo escreve à Igreja de Corinto, sobre os dons espirituais.
Notamos que ao escrever, deixa claro: “(...) Não quero (...) que sejais ignorantes”. E DEUS quer realmente que tomemos posse de todas as bênçãos espirituais que em Cristo nos é dada” (Ef 1:3).
Desde o batismo com o Espírito Santo, nenhum dom faltou à igreja que triunfante marchou enfrentando as lutas. Sempre que havia necessidade, os dons se manifestavam em sua vida, no sentido de glorificar o nome de Jesus Cristo, como falou Pedro no seu discurso no templo, após a cura do coxo de nascença (At 3:13).
Devemos então buscar os dons espirituais, mas sempre lembrando que tudo é para a glória do Senhor Jesus Cristo.

I – A FONTE DOS DONS ESPIRITUAIS

Os dons são espirituais, mas só os recebemos se estivermos em Cristo (Ef 1:12-13), pois foi o Senhor Jesus que veio aqui, sofreu morte de cruz, mas que ao subir levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens (Ef 4:8-10).
Conforme o texto lido, no versículo 4, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
O Senhor nos dá esses dons para confirmação de sua Palavra (Mc 16:20).
O escritor da epístola aos Hebreus, falando a respeito da salvação, nos disse:
“Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por Sua vontade?” (Hb 2:3-4). O Senhor é a fonte, e Ele mesmo nos convida: “(...) Se alguém tem sede, venha a mim, e beba” (Jo 7:37).

II – A NECESSIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS

Em cada ser humano, sempre há um pouco da incredulidade de “TOMÉ”: sempre queremos ver para crer. E, na verdade, entre tantos falsos profetas e falsos cristos existentes em nossos dias, é preciso mesmo, ter uma prova antes de crer, como fez Gideão no passado (Jz 6:37-40).
O próprio Jesus, quando exercia seu ministério terreno, falando ao régulo, que tinha um filho enfermo, disse: “(...) Se não virdes sinais e milagres, não crereis” (Jo 4:38).
Por que esta obra Igreja Pentecostal Deus é Amor tem crescido tanto? De um salãozinho de tábuas, sem bancos e sem luz elétrica, para o maior trabalho evangelístico do Brasil e do mundo?
Porque a sua direção sente a necessidade dos dons espirituais, que são buscados e recebidos. Pois “(...) aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra: e, ao que bate, se abre” (Mt 7:7) / (Mc 11:24) / (Lc 11:9-10).
Paulo, falando à igreja que estava em Corinto, disse: “(...) nenhum dom vos falta (...)” (I Co 1:7).
Temos nestes dias finais, grande necessidade de dons espirituais, para preencher o espaço que houver em nossa vida espiritual, pois somos despenseiros da multiforme graça de DEUS (I Pe 4:10). Busquemos pois, e o Senhor nos dará. Amém.

III – A DIVERSIDADE DE DONS

O relato do Apóstolo Paulo, usado como texto-base, nos fala de dons espirituais, que se aperfeiçoam no uso para edificação da Igreja, e para a glória de Deus. E são assim expostos:

A – A PALAVRA DA SABEDORIA é um dom que necessitamos muito, e tal como Salomão pediu e recebeu, peçamos e receberemos também (II Co 1:10-12).
Com sabedoria ganharemos as almas, pois quem “(...) ganha almas, sábio é” (Pv 11:30).
Realmente, só os que estão andando segundo às palavras de Paulo (Cl 4:6) é que ganharão as preciosas almas para DEUS.

B – A PALAVRA DA CIÊNCIA: No grego “LOGOS”, quer dizer “capacidade de comunicar”. Ciência no dicionário se entende por “conhecimento adquirido por leitura ou meditação”, mas esta ciência que é dom, recebe-se clamando (Jr 33:3).
Essa promessa de mostrar maravilhas está registrada pelo profeta Miquéias no capítulo 7 e versículo 15. O Senhor tudo tem para nos dar, busquemos dEle o conhecimento.

C – O DOM DA FÉ: O que é fé? O escritor da epístola aos Hebreus nos responde com as seguintes palavras: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” (Hb 11:1).
Para agradar a Deus, é preciso possuir este dom (Hb 11:6). Eis aí porque Paulo citou a fé como um dos dons nessa disposição. O cristão sem fé é como um carro muito bonito, bem pintado, bem polido e vistoso, mas sem o motor.
A fé é a força motora que impulsiona a Igreja de DEUS, a coluna e o baluarte da verdade (I Tm 3:15).

D – DONS DE CURAR
Tendo fé, teremos também o dom de curar, e a cura vem de muitas maneiras:

· Impondo as mãos, segundo às palavras do Senhor Jesus Cristo, os enfermos serão curados (Mc 16:18);
· Pela unção com óleo, desde os tempos em que os discípulos andavam com o Senhor (Mc 6:13) e, mesmo depois, conforme se lê em Tiago 5:14).

Pelo dom de DEUS, milagres acontecem de muitas maneiras, mesmo que muitos critiquem, por exemplo, quando alguém testifica que foi curado ao usar uma peça de roupa colocada sobre o rádio na hora da oração, ou mesmo ao beber um copo d’água igualmente ungida por DEUS.
Lembremos que a mulher do fluxo de sangue fez algo pela fé e recebeu a bênção (Mt 9:21) e (Mc 5:27-28). Também, naquela época, eram colocadas roupas, aventais ou lenços sobre os enfermos, e até com as vestes ou sombra de Paulo, eles eram curados (At 19:12).
Na IPDA, este dom tem sido derramado em abundância. Aleluia!

E – DONS DE MARAVILHAS
O dom de maravilhas é o que vemos em cada culto em nossas igrejas, nas concentrações e na vida de muitos obreiros cheios do Espírito Santo.

F – DOM DE PROFECIA
É um dom, muitas vezes, mal interpretado, devido à meninice de muitos. Mas é uma bênção quando vem do Senhor. Toda profecia é divinamente inspirada a homens cheios do Espírito Santo (II Pe 1:21).
Paulo diz que nosso conhecimento é em parte, e em parte profetizamos (I Co 13:9).
Devemos buscar todos os dons, mas segundo às palavras de Paulo, principalmente, o dom da profecia (I Co 14:1-39).

G – O DOM DE DISCERNIR
A época em que vivemos é, sem dúvida, a época mais confusa de todas as eras, não só no plano material, mas também no campo espiritual.
Falsos profetas, com falsos ensinos, levando muitos após si. Mas com o dom do discernimento, saberemos o que é de DEUS e o que não o é, para não julgarmos por nós mesmos (Rm 14:4). Pois o que é espiritual discerne bem todas as coisas (I Co 2:15), e também para não sermos levados por todo vento de doutrina (Ef 4:14).

H – DOM DE LÍNGUAS E INTERPRETAÇÃO
O falar línguas estranhas foi o dom que evidenciou o batismo com o Espírito Santo, trazendo admiração para todos que estavam em Jerusalém (At 2:7-12).
Mas muitos menosprezam, chegando até a proibi-lo, mas a Bíblia diz que quem fala língua estranha, fala a DEUS e edifica a si mesmo (I Co 14:13); pois assim, não só nós, mas também a Igreja receberá a mensagem do Senhor que veio noutras línguas.
O nosso desejo é que todos busquem os dons de DEUS, principalmente você, jovem, e o Senhor nos mostrará um caminho mais excelente (I Co 12:31). Terminamos com oração, para que o desejo sincero de buscar dons espirituais arda em nossos corações. Amém.

Relembrando...

1. Para qual igreja, Paulo escreveu: “Nenhum dom vos falta”?
2. Segundo a Bíblia, o que é “Fé”?

Qual dom, muitas vezes, é mal interpretado devido a meninices?

Nenhum comentário: