RADIO GOSPEL NET

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Tabernáculo





Reconstituição d tabernáculo emTimnaIsrael
A palavra tabernáculo vem do latim tabernaculum, "tenda", "cabana" ou "barraca" e designa o santuário portátil onde durante o Êxodo até os tempos do Rei Davi osisraelitas guardavam e transportavam a arca da Aliança, a menorá e demais objetos sagrados. Em hebraico se chamava mishkanמשכן, "moradia", (local da Divinamorada). Também se denominava mow'edמוֹעֵד, "Tenda da Reunião". Era composto de três dependências: Átrio ExteriorSanto Lugar e Santo dos Santos.1
Os objetos sagrados que acompanhavam o tabernáculo eram:
No Átrio Exterior
No Santo Lugar
  • Altar do incenso - Localizado do lado oposto a entrada, no fundo, pouco antes do véu que separava do Santo dos Santos. Era usado para se queimar incenso pela manhã e à tarde pelos sacerdotes.
  • Candelabro de Ouro - À esquerda da entrada, com sete hastes. Era diariamente enchido com o melhor azeite, pelos sacerdotes para que ele nunca se apagasse, Somente enquanto estava sendo levado.
Santo dos Santos
  • Véu - Cortina que separava o Santo Lugar do Santo dos Santos.
  • Propiciatório - Nada mais do que a tampa da Arca. Era o lugar onde o Sumo Sacerdote, uma vez ao ano, no dia daExpiação, aspergia o sangue pela remissão de seus pecados e pelos pecados do povo.2
Tabernáculo pode também designar o sacrário, um pequeno cofre colocado sobre o altar das Igrejas onde são guardadas a píxide ou a custódia, onde está a Eucaristia.


Nenhum comentário: