RADIO GOSPEL NET

domingo, 17 de março de 2013

Um pouco da Igreja Mundial do Poder de Deus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto (desde abril de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Igreja Mundial do Poder de Deus
OrientaçãoNeopentecostal
FundadorValdemiro Santiago de Oliveira
Origem1998
SedeSão Paulo capital
Número de membrosMais de 900 mil[carece de fontes?]
Número de igrejasMais de 4000 [carece de fontes?]
Países em que atuaBrasil
Portugal
Espanha
Estados Unidos
África do Sul
Angola
Moçambique
Uruguai
Paraguai
Argentina
México
Colômbia
Japão
Uruguai
Peru
Filipinas
Suíça
A Igreja Mundial do Poder de Deus é uma igreja neo-pentecostal fundada na cidade de Sorocaba em 9 de março de 1998 pelo Apóstolo Valdemiro Santiago, (ex-bispo da IURD).
Sua sede, o Grande Templo dos Milagres, funciona no galpão de uma antiga fábrica que tem 43 mil metros quadrados de área construída, localizada na Rua Carneiro Leão, no Brás, em São Paulo. Seu enfoque principal é a salvação, prosperidade financeira, a cura e os milagres.

Índice

[esconder]

[editar] História

Valdemiro Santiago, então bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), fazia reuniões dos fiéis da igreja em Sorocaba e apresentava programas religiosos da igreja na Rede Record.
Em apenas 13 anos, a IMPD cresceu rapidamente com a fé emotiva, espalhando-se igrejas em todos os estados brasileiros e até no exterior.
Graças ao vasto trabalho pelo rádio e pela TV, conta com forte apoio, principalmente entre as camadas mais populares e de baixa renda.
Em Portugal, como em outros países da Europa, todos os templos da Igreja do Caminho foram transferidos para a Igreja Mundial do Poder de Deus. Seu líder, o pastor Ronaldo Didini hoje faz parte do quadro de pastores da IMPD e ocupa a função de diretor de programação da Rede 21.
A IMPD tem como seu fundador Valdemiro Santiago de Oliveira.

[editar] Mídia

Valdemiro Santiago publicou livros e gravou CDs, VHSs e DVDs, antes de lançar a em outras mídias em 2008:

[editar] Jornais

A IMPD conta com o único jornal, Fé Mundial, com tiragem mensal de 500 mil exemplares.

[editar] Revistas

A IMPD conta com a única revista, Mundial Sem Limites, de tiragem mensal, com tiragem mensal de exemplares não disponível.

[editar] Rádios

  • A Igreja arrendou a Rádio Ômega FM e já recebeu outro nome: Rádio Ômega Mundial FM.
  • A sua grade de programação já foi reformulada com mensagens e programas de pastores da IMPD, e conta com a retransmissão de áudio dos programas de TV transmitidos todos os dias diretamente do Grande Templo dos Milagres.
  • Em fevereiro de 2009 a Igreja arrendou a Rádio Mundial do Rio de Janeiro, que antes pertencia às Organizações Globo.
  • Desde 2010, possui uma rádio em São Paulo, denominada "Sê Tu uma Bênção", em 98,1 FM.

[editar] TVs

A IMPD fica conhecida no Brasil a partir de 2008, quando o Grupo Bandeirantes aluga 22 horas da Rede 21, que gerou polêmica, pois nunca houve a concessão de um grupo de comunicação a uma igreja só para pregar evangelho.
Em 2009, alugou algumas horas da igreja à RedeTV!, que chegou até vencer a Rede Bandeirantes na Grande São Paulo.[1]

[editar] Assistência Social

A Associação Mundial de Assistência Social (AMAS) é uma entidade filantrópica ligada à IMPD, destinada à assistência de meninos e meninas de rua e tem como presidente a bispa Franciléia Oliveira. A entidade conta com uma equipe de profissionais voluntários, como médicos, enfermeiros, dentistas, professores, advogados, cabeleireiros e outros profissionais e procede visitas constantes a regiões carentes, levando alimentos, roupas e agasalhos. http://amas-impd.blogspot.com/

[editar] Controvérsias

[editar] Igreja

A ênfase exagerada em ofertas, dízimos, campanhas de cura e libertação espiritual, milagres e a prosperidade financeira associada as acusações da prática da simonia são os principais motivos de crítica relacionadas a IMPD devido a seu caráter heterodoxo. Outra questão muito criticada é a venda de amuletos ungidos em troca de bênçãos e prosperidade.

[editar] Dissidências

A Igreja Mundial Renovada é a primeira dissidência da Igreja Mundial do Poder de Deus. O nome "Mundial Renovada" também é uma alusão à Universal. Em abril de 2009, o bispo Roberto Damásio desligou-se da IMPD. Em 29 de maio de 2010, inaugurou a sua própria igreja, a Igreja Mundial Renovada, atual Igreja da Fé Renovada.
O pastor Givanildo de Souza, uns dos primeiros fiéis da igreja de Sorocaba em 1998 e inclusive até próximo ao fundador da Mundial, deixou a igreja em 2010. Ele alegou que deixou a igreja por discordar da igreja de obter dízimos, geralmente muito alto. Em agosto de 2010, deixou a igreja e em setembro fundou a Igreja Missionária do Amor, com sede em Araçatuba, interior de São Paulo.[2]
Em 2011 o Bispo José Silva deixou a Igreja Mundial do Poder de Deus para fundar a Igreja Evangélica Celeiro de Deus em Curitiba - PR, seguindo a mesma linha de sua dissidência.

Referências

Nenhum comentário: