RADIO GOSPEL NET

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

“Aflições ou bênçãos?”


1. Muitas vezes nos vemos afligidos por grandes problemas, preocupações, angústias, tribulações. Por que Deus, tantas vezes na Bíblia descrito como longânime e bondoso, permite que nós passemos por essas dificuldades?


Hb 12:1-13

1  Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
2  Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
3  Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.
4  Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.
5  E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido;
6  Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.
7  Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
8  Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.
9  Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?
10  Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.
11  E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser motivo de alegria, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.
12  Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados,
13  E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado.

2. Leia novamente com atenção o verso 11 e comente, você concorda com o que está sendo dito?

3. Observe no texto e comente os seguintes pontos:
i.      Deus nos ama e nos repreende como a filhos
ii.    Jesus suportou nossos pecados para que não nos fatiguemos
iii.  Devemos “tornar a levantar as mãos cansadas”, e “fazer veredas direitas” (o que exatamente isso significa?)

4. Vejamos agora a atitude de Jó, que foi afligido por diversos males, mesmo sem ter cometido pecado algum:

Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. (Jó 1:20,21)
(...) temos recebido o bem de Deus, e não receberíamos também o mal? (...) (Jó 2:10)

Jamais digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim. (Ec 7:10)
No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera em que Deus fez assim este como aquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele. (Ec 7:14)

5. Tomar uma atitude como esta pode ser bastante difícil, mas a Bíblia nos diz que mesmo nas dificuldades Deus está nos dando o suporte que necessitamos, e as dificuldades nos trazem crescimento:

Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso. Porque ele faz a chaga, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam. (Jó 5.17-18)

Meus irmãos, tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. (Tg 1:2-3)

Nenhum comentário: