RADIO GOSPEL NET

sábado, 22 de maio de 2010

Os dons Espirituais parte 4

mensagemO ESPÍRITO SANTO NOS SANTIFICA

TEXTUAL: “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne” (Gl 5:16).


LEITURA: ROMANOS 8:1,5-11.

“Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Jesus que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Porque os que estão segundo a carne, inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito.
Porque a inclinação da carne é morte, mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, pois nem em verdade pode ser.
Portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
E se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o Espírito vive por causa da justiça.
E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos carnais, pelo seu Espírito que em vós habita”.


INTRODUÇÃO AO COMENTÁRIO

É o Espírito Santo quem nos convence do pecado, da justiça e do juízo. Portanto, é Ele que nos convence a abandonar tudo o que não é agradável a Deus, nos levando à santificação, a qual Deus exige para que possamos morar com Ele em sua glória.

Nesta lição, veremos com mais detalhes esse assunto tão importante:

* A característica e natureza do Espírito Santo é a própria santidade, pois o nome já o diz.

DEUS É SANTO (I Pe 1:16);
O FILHO É SANTO (At 3:4);
O ESPÍRITO SANTO É SANTO (Ef 4:30).

É por isso que os serafins não cessam de dizer: “SANTO, SANTO, SANTO” constantemente (Is 6:2 e 3; Ap 4:8). Ora, se o Espírito que em nós habita é Santo (I Co 6:19), é necessário que a habitação desse Santo Espírito seja santa também, conforme está em Lv 19:2 e 20:7 e 8.

É o Espírito de Deus quem nos convence de que não lhe são agradáveis os enfeites e adornos (I Pe 3:3) e de qualquer tipo de vícios, os quais aborrecem a Deus (I Co 6:10), (Gl 5:21) e (Ef 5:5). Convencendo-nos e ensinando que devemos ter uma linguagem sadia (Tt 2:2.8). Alguém que se diz cristão e não consegue refrear a sua própria língua (Tg 1:26), está cheio de pecados e maldades (II Tm 2:17) e (Cl 3:8).
A pessoa que se diz cristã e não possui o Espírito Santo, diz a Escritura Sagrada que esse tal não é de Deus (Rm 8:9). Pois se a pessoa não tem o Espírito Santo, logo não possui santidade, sem a qual ninguém verá a Deus (Hb 12:14).
Portanto, irmãos amados e eleitos de Cristo: vamos seguir o conselho do Senhor que diz: “Enchei-vos do Espírito Santo” (Ef 5:18) e santifiquemo-nos ainda mais, até que venha o nosso amado Salvador e Redentor (Ap 22:11).


* O Espírito Santo é um fogo que queima, purifica e santifica.


O Espírito Santo se manifestou como um fogo abrasador no dia de PENTECOSTES, deixando os visitantes e os moradores de Jerusalém, que ali estavam reunidos na época, admirados com o poder de Deus (At 2:1 e 4:12). Lembrando que essa manifestação em fogo indica purificação, pois sabemos que o fogo é um agente purificador, além disso, o próprio Deus, para fazer com que Moisés entendesse que Ele é Santíssimo, manifestou-se a ele em fogo na sarça ardente e disse-lhe: “Não te achegues para cá, tire as sandálias dos seus pés” (Ex 3:2-5), que corresponde o mesmo que dizer ‘purifica-te dos teus pecados, para depois vires falar comigo’. Recordemo-nos do profeta Isaías que teve os seus lábios purificados por uma brasa viva, retirada do altar de Deus (Is 6:6). Tudo isso nos mostra que o Espírito Santo, como fogo, é o agente purificador de todos que de coração chegam-se a Deus.

O Espírito Santo atua como um clarão na vida do homem, convencendo-o de tudo que não agrada a Deus (Jo 69), (Ef 5:13) e (Is 6:4-5). Se uma pessoa, mesmo crente, leva uma vida desordenada e recebe, em um dado momento, a iluminação do Espírito Santo, imediatamente ela se dispõe a deixar tudo o que não é agradável aos olhos do Senhor.

Dessa forma, o Espírito Santo é um fogo que queima, santifica e purifica. Da mesma maneira que um metal deve ser levado ao fogo e ser aquecido até ser derretido, as substâncias impuras, chamadas escórias, que permanecem por cima em flutuação, são facilmente retiradas e lançadas fora; assim também é o crente cheio do Espírito Santo. Esse se derrete em seu íntimo, e as coisas que estão estragadas dentro de si são lançadas fora e ele se torna então purificado (At 19:18-20). A Bíblia nos diz que Deus purifica e afina o homem, como o ouro e a prata (Jr 9:7), (Ez 24:11 e 12) e (Ml 3:3).

Meu caro irmão, amigo ou leitor, você já está purificado de tudo o que não é do agrado de Deus? Não? Então rogue imediatamente ao Espírito Santo para lhe purificar, isso agora mesmo. Amém.


* O Espírito Santo nos dá resistência contra o mal


As Escrituras Sagradas, que são a viva Palavra de Deus, diz que o homem que realmente quer servir a Deus, tem que enfrentar dois adversários muito sérios, os quais são: a carne e Satanás (Gl 5:16-17). O apóstolo Paulo afirma com categoria que os que fazem a vontade da carne são inimigos de Deus (Rm 8:7), (Tg 4:4) e (I Co 2:14).

Toda e qualquer pessoa que quiser ser bem sucedida como crente, isto é, ser uma pessoa que cumpre com a vontade de Deus, terá que buscar com fervor até alcançar a divina graça, chamada de revestimento de poder, ou seja, o Espírito Santo (Lc 24:49) e (Rm 13:14), pois é o Espírito Santo que nos dá forças para resistirmos ao diabo, para que ele fuja de nós, sempre nos sujeitando a Deus (Tg 4:7). É somente através do poder de capacitação do Espírito Santo, que nos tornamos verdadeiros pregadores da Palavra da vida eterna, anunciando às nações as suas transgressões, e as convidando ao arrependimento, como fez o profeta Miquéias (Mq 38). O apóstolo João, falando aos seus filhos da fé, acerca do que eles haveriam de enfrentar no decorrer da jornada desta vida, disse-lhes: “Já tendes vencido o mal, pois maior é o que está em vós, do que o que está no mundo”. (I Jo 4:4). Sendo assim, vamos vencer as fraquezas, revestindo-nos totalmente do Espírito Santo. Amém.

RELEMBRANDO...


1. O que realmente purifica a nossa alma de verdade, segundo a Bíblia Sagrada?
2. Quem nos guarda, livra-nos e se acampa ao nosso redor?
3. De que maneira o Espírito Santo atua na vida do crente?

4. Qual o caráter e a natureza do Espírito Santo?

Nenhum comentário: